geografia das industrias
Indústria e Espaço geográfico O artesanato antecedeu a indústria e era disperso pelo Espaço geográfico. A produção era limitada e predominava o sistema familiar de trabalho. Nas cidades o sistema de corporações produzia para o mercado local.
A moderna indústria nasceu entre o séc.XVIII e XIX, com o surgimento das máquinas e a diversificação dos meios de se obter energia. O sistema de fábrica caracteriza a indústria moderna. Trabalhadores, máquinas e matérias primas ficam reunidos em um mesmo local. Trabalhadores não são donos dos meios de produção.
Primeiramente a indústria se estabeleceu próxima as bacias de carvão mineral, que era a fonte principal de energia tanto para a siderurgia quanto para a indústria têxtil.
Estas concentrações industriais geraram grandes centros urbanos, com mercados consumidores e mão de obra, infra-estrutura e transportes, gerando uma dinâmica de crescimento chamada de economia de aglomeração.
Fatores locacionais
Matérias primas
Fontes de energia
Mão de obra
Mercado consumidor
Incentivos fiscais
Infra-estrutura de transporte
Rede de comunicações
Disponibilidade de água
Durante a Primeira Revolução Industrial, ou seja, do final do século XVIII até meados do século XIX, as jazidas de carvão mineral eram um dos fatores mais importantes para a instalação de fábricas. Por isso, houve grande industrialização em torno das principais bacias carboníferas britânicas. Com a Segunda Revolução Industrial, na Segunda metade do século XIX, surgiram outras fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade, e o carvão foi perdendo importância na definição da localização das fábricas. O fato de essas duas novas fontes energéticas serem mais facilmente transportadas possibilitou o surgimento de outras zonas industriais. Além disso, houve maior dispersão na distribuição geográfica das fábricas.
É interessante lembrar que o petróleo além de ser uma fonte de energia é matéria prima para