Geografia Bíblica
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais planícies, montes, vales, mares e rios de Israel, desmembrando cada característica delas.
As informações contidas neste trabalho foram coletadas em sites da internet que apresentava poucos dados numéricos restringindo assim algumas características de alguns tópicos.
2. PRINCIPAIS PLANÍCIES
Os geógrafos modernos, de modo geral, dividem a Ter¬ra de Israel em cinco principais planícies: Acre, Sarom, Filístia, Sefelá e Armagedom. Um conhecimento mais de¬talhado desses lugares faz-se necessário, em virtude de sua importância na História Sagrada. Lancemos mão, portan¬to, de um importante ramo da Geografia para conhecê-los melhor.
"Topografia" significa, literalmente, descrição de um lugar ou de uma região.
Essa palavra é formada por dois termos gregos: "topos" - região e "gráphein" - descrever. Essa ciência ocupa-se da medida e representação geomé¬trica de uma determinada porção da superfície do globo.
Seu principal objetivo é fornecer dados para a confecção de cartas geográficas.
Gerhard Kremer, conhecido como Mercator, criou, no Século XVI, os postulados básicos dessa ciência.
2.1 Planície do Acre
A planície do Acre fica no extremo Noroeste da costa israelense, e estende-se até o monte Carmelo e possui 13,533 km². Em toda a sua extensão, bordeja a baía do Acre.
Essa região, cujo nome em hebraico é "Akko", e signi¬fica areia quente, compreende uma faixa de terra que cer¬ceia as montanhas localizadas entre a Galiléia, o Mediter¬râneo, o Sul de Tiro até a Planície de Sarom. Essas terras são irrigadas pelos rios Belus e Quisom. O solo dessa área é muito fértil, com exceção da parte praiana, cujas areias são demasiadamente quentes.
2.2 Planície de Sarom
Sarom não é nome semítico. O seu significado evoca poesia e pensamentos idílicos: Zona de Bosques e Bosques de Terebinto. A planície que leva esse memorável nome