Geografia Bíblica
1- LEIA A AULA COM BASTANTE ATENÇÃO E FAÇA UM QUADRO RELACIONANDO O POVO AO SEU FUNDADOR E À SUA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA.
Heteus – Filhos de Hete ou Hititas, descendentes de Cam, filho de Noé, diretamente por Canaã, estavam estabelecidos nas montanhas centrais da Palestina, em poucos casos, o termo Heteu é usado no Antigo Testamento para designar intrusos.
Cananeus – Nome pessoal aplicado ao filho mais novo de Cam, nome da tribo para quem eram descendentes deles e nome geográfico que descreve o território ocupado por seus descendentes, os cananeus nunca foram exterminados pelos israelitas, muitos séculos depois da ocupação da terra, são mencionados nas Escrituras, por ocasião da classificação feita por Davi. Casaram-se com israelitas e um dos apóstolos era cananeu, Simão “o zelote” ou “o cananeu” (Mt 10:4).
Amorreus – Nome de um dos povos pré-israelitas que ocupavam a Palestina e a Transjordânia. Foram derrotados pelos israelitas ao iniciarem a conquista de Canaã, após a saída do Egito. Tem este nome que se originou de uma palavra semítica, que significa “oriental”. Eram parte de um movimento nômades semitas orientais, que aparecem em todas as partes do crescente fértil.
Edomitas – Descendentes de Esaú, ocupavam território ao sul do mar Morto e a sudeste do ribeiro de Zerede. Essa região montanhosa também era chama de monte Seir, que significa “pelude”, abrangia Arabá, ou deserto de Edon a grande depressão que liga o mar Morto ao mar Vermelho. Sua capital, Sela, pode ser identificada com Petra.
Filisteus – Povo gentio originário de Creta (Egeu) que residia na planície da costa sul da Palestina. A terra havia sido anteriormente delimitada com a extensão de 100 a 110 quilômetros a partir de Sior (ou do riacho do Egito) até a fronteira ao norte de Ecrom.