geografia biblica
SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO VIDA E LUZ
Acadêmico: Maria Cicera da Silva Dionisio Rocha Docente:
Disciplina: Geografia Bíblica II
Curso: Bacharel em Teologia; 8º Período.
Data: Outubro /2014 1 – Como se divide a Topografia de Israel?
A topografia de Israel é bastante atípica. Montanhas e depressões, campos cultivados e desertos, estão lado a lado. As altitudes de Jerusalém e do Mar Morto (que distam pouco mais de meia hora de automóvel) diferem em mais de 1200 m.
Sua maior dádiva hídrica é o Jordão, rio alimentado pelas torrentes do Hermom e que, por sua vez, alimenta o lago Kinéret (Mar da Galiléia, deTiberíades ou Genezaré: 212 m abaixo do nível do mar, com 8 Km por 21 Km de superfície), a grande reserva hídrica de Israel.
O Jordão desce cerca de 700 m em 300 Km de extensão, do norte para o sul; no extremo do seu riquíssimo vale encontra-se o Mar Morto - cerca de 400 m abaixo do nível do mar - cuja água tem o maior nível de salinidade do mundo, sendo um dos locais mais visitados por turista de todo o planeta.
Topografia da Palestina subdivide-se em quatro partes, são elas:
a)Planícies litorâneas
Uma planície é uma porção de terra plana quase sem acidente. São cinco planícies que fazem parte do território da Palestina, são elas: Acre ou Aco, Sarom, Sefela, Filístia ou Marítima, Jezreel ou Esdraelom
b) Planalto central
A melhor definição que encontramos para um Planalto é: grande elevação de terra sobre o nível do mar quase sem acidentes. Convenciona-se aceitar que toda elevação de terra acima de 300 metros é considerado um planalto. Este planalto é desmembrado em três grupamentos de montes, ficando da seguinte forma: Planalto de Naftali - Monte Carmelo, Monte Gilboa, Monte Tabor, Monte Hatin Planalto de Efraim - Monte Ebal, Monte Gerizim Planalto da Judéia - Monte das Oliveiras, Monte da Quarentena, Monte Sião, Monte Moriá
c) Vale do Jordão
O vale do Jordão