Geografia Bìblica
Resenha:
Apostila Antigo Testamento, de Cristiane Capeleti Pereira e Suely Xavier dos Santos (org.) Universidade Metodista de São Paulo
CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS DA REGIÃO PALESTINA
• A região que hoje chamamos de Palestina foi denominada de Canaã antes da ocupação dos hebreus, após a conquista do território o texto bíblico trata a região de ‘terra de Israel’.
• É o território compreendido entre o Mar Mediterrâneo, a oeste, e o deserto da Arábia, a leste. Uma faixa litorânea de aproximadamente 120Km por 240Km de norte a sul. Ao norte, como continuação dessa faixa litorânea temos a região da Síria. A Síria e a Palestina fazem parte do “Crescente Fértil” da Mesopotâmia, a faixa de territórios férteis beneficiados principalmente por dois rios: o Tigre e o Eufrates. Ao sul a Palestina faz divisa com o deserto da Península do Sinai; uma região que em sua faixa litorânea dá acesso ao Delta do Nilo.
• A oeste há uma faixa litorânea de terras férteis de norte a sul, com aproximadamente 50Km de largura. Seguindo a leste, o terreno, fica bastante acidentado em aclive, formando uma faixa montanhosa de norte a sul (aproximadamente 50 Km). Neste destacam-se três maciços: ao norte Serra da Galiléia, na parte central Serra de Efraim e ao sul Serra de Judá. É a região chamada de Cisjordânia. Logo depois o terreno apresenta um declive acentuado, é o Vale do Jordão. E limitando a região com o deserto temos um outro maciço de montanhas entre cortado por diversos vales formados por pequenos rios; esta é a região da Transjordânia.
• Estes vales são significativos pela fertilidade de suas terras e porque constituem passagens privilegiadas para se transpor as montanhas e seguir em direção ao deserto.
O CLIMA
• Subtropical como nas adjacências do Mediterrâneo. Praticamente há apenas duas estações que se sucedem bruscamente.
• O verão é seco; é o tempo da colheita: a) os grãos de março/abril até maio/junho, b) das frutas em setembro/outubro.
• O