geografia artigo
Mateus Nunes de Oliveira
Voto de Cabresto
8º Ano
22/10/2014
Mateus Nunes de Oliveira
Voto de Cabresto
20/10/2014
1. INTRODUÇÃO Nesse trabalho passado pelo professor Geraldo Ramires, veremos tudo sobre a República Velha, seu método de governo, como os coronéis “compravam” os eleitores, as principais características do coronelismo, como a política do Café-com-leite, o voto de cabresto, a fraude eleitoral e a política dos governadores, veremos também o surgimento do voto, e a partir disto, a evolução do próprio. O sistema de voto de hoje em dia, que é definido como Estado Democrático de Direito, conhecido como Voto livre, não é tão livre pois é obrigatório votar. Temos também a captação ilícita de sufrágio, mais conhecida como compra de voto, que é um crime nacional é bastante usada em nosso território, e principalmente em analfabetos pois não tem tanto conhecimento das coisas, e acabam aceitando qualquer dinheiro pra votar no candidato desejado pelo comprador.
2. CORONELISMO
O coronelismo foi um sistema político comandado por coronéis que ocorreu até cerca de 1960. Este poder político trouxe uma mudança radical para a população, utilizando de uma força autoritária. Esses coronéis controlavam as pessoas e as obrigavam à realizar feitos e tomar decisões segundo sua vontade. Aproveitavam o fato de que as pessoas eram desprovidas de informação e pouco educadas para motivá-las a fazer o que o coronel as sugeria. Como possuíam uma enorme popularidade, pois eram contadas façanhas para a sociedade, eles conseguiram respeito e “medo” por grande parte da população rural da região. Os coronéis abusavam dos seus prestígios para manipular as pessoas e, até mesmo, obrigá-las a fazer sua vontade sob uma forma brutal.
Este cenário começou a mudar quando as famílias começaram a sair desses centros rurais, e passaram a ir para os centros urbanos, o que lhes proporcionou acesso à educação, aos direitos que