geo impri
Graduação em Engenharia Civil
TRABALHO EM CAMPO
DISCIPLINA GEOLOGIA
1. TEMA
Investigação preliminar dos solos
2. OBJETIVOS
O objetivo dessa atividade é permitir aos alunos realizarem o reconhecimento geológico-geotécnico de um terreno na cidade de Londrina-PR. Durante a atividade em campo e na confecção do relatório será necessário que o aluno aplique os conhecimentos apreendidos em sala de aula, referentes aos minerais, rochas e solos, bem como aos mecanismos de formação de solos.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Na Engenharia, o solo e a rocha podem assumir as funções de material de construção e/ou suporte para as edificações, em obras de pequeno a grande porte.
A grande dificuldade do engenheiro é que tanto as rochas quanto os solos podem apresentar grande heterogeneidade, seja ela vertical ou horizontal, resultantes dos mecanismos de dinâmica interna e externa. Dessa forma, o conhecimento do comportamento geológico-geotécnico de ambos se torna indispensável.
Os ensaios para análise de amostras de solo e rocha podem ser realizados em campo e/ou em laboratório, sendo o ideal que ambos sejam realizados. As análises laboratoriais são mais precisas e ricas em informações, entretanto, algumas informações são obtidas apenas em campo e outras colaboram para complementar as análises laboratoriais.
O ensaio em campo permite uma avaliação qualitativa do solo, fornecendo uma rápida descrição das suas condições naturais e do ambiente em que ela se encontra. Apesar de ser uma avaliação subjetiva, é uma análise bastante importante. Essa investigação preliminar é conhecida como análise tátil e visual de solos e rochas, que será aplicada nesse relatório.
Para melhor entendimento e redação desse relatório, algumas definições de geologia de engenharia e mecânica dos solos devem ser pesquisadas em CHIOSSI, 2013;
PINTO, 2009 e MACIEL FILHO, 2011:
Rocha: é um agregado natural de grãos minerais, compacto, cimentado por uma liga forte e mais ou