ELABORA O DE POP sa de colaboradores
Relacionado à higiene e saúde dos manipuladores
Objetivo
Estabelecer requisitos gerais de higiene e boas práticas de fabricação para alimentos produzidos para consumo humano, descrevendo aspectos de higiene pessoal dos colaboradores da empresa.
Resoluções
Portaria nº 326 de 30 de Julho de 1997
RDC nº 275 de 21 de Outubro de 2002
RDC nº 216 de 15 de Setembro de 2004
Campo de Aplicação
Todos os colaboradores, sejam manipuladores ou não, visitantes e prestadores de serviços.
Definições
Manipulação de alimentos: operações efetuadas sobre a matéria – prima para a obtenção e entrega ao consumo do alimento preparado, envolvendo as etapas de preparação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda.
Manipuladores de alimentos: qualquer pessoa do serviço de alimentação que entra em contato direto ou indireto com o alimento.
Limpeza: O ato de limpar significa remover substâncias visíveis indesejáveis como terra, poeira, gordura, restos de comida e outras sujidades, utilizando água potável e sabão ou detergente. Deve ser feita sempre antes da sanitização.
Sanitização: Sanitizar ou desinfetar significa remover ou reduzir a níveis aceitáveis os microrganismos, invisíveis a olho nu, utilizando o calor ou produtos químicos como, por exemplo, o cloro e o álcool 70%. higienização: operação que compreende duas etapas, a limpeza e a desinfecção.
Alimentos preparados: são alimentos manipulados e preparados em serviços de alimentação, expostos à venda embalados ou não, subdividindo-se em três categorias:
A) alimentos cozidos, mantidos quentes e expostos ao consumo;
B) alimentos cozidos, mantidos refrigerados, congelados ou à temperatura ambiente, que necessitam ou não de aquecimento antes do consumo;
C) alimentos crus, mantidos refrigerados ou à temperatura ambiente, expostos ao consumo.
Registro: consiste de anotação em planilha e ou documento, apresentando data e identificação do funcionário responsável pelo seu preenchimento.