Genética
A descoberta da segregação dos genes
Lucas Martins Ojeda
Secretariado 3º A/2012
Cuiabá-MT
PRIMEIRAS IDEIAS SOBRE HERANÇA BIOLÓGICA
GENÉTICA: é a área da Biologia que estuda a herança biológica, ou hereditariedade.
As primeiras ideias sobre hereditariedade eram provenientes do senso comum.
OS FILÓSOFOS GREGOS E A HEREDITARIEDADE
Alcmeon de Crotona (500 a.C.) acreditava que homens e mulheres tinham sêmen e que este se originava no cérebro. Empédocles de Acragas (492-432 a.C.) afirmava que o calor do útero era decisivo na determinação do sexo dos bebês. Anaxágoras de Clazomene (500-428 a.C.) postulava que o sêmen ocorria apenas no homem e continha um protótipo de cada órgão do futuro ser.
A PANGÊNESE DE HIPÓCRATES
Hipócrates de Cos (460-370 a.C.), o “pai” da Medicina, formulou uma hipótese denominada pangênese. Segundo ela, cada órgão do corpo de um organismo vivo produzia partículas hereditárias chamadas gêmulas, que eram transmitidas aos descendentes no momento da concepção.
IDÉIAS DE ARISTÓTELES SOBRE HEREDITARIEDADE
O filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) escreveu o livro “De generatione animalium”. Ele distinguiu quatro tipos de geração: a) abiogênese; b) brotamento; c) reprodução sexuada sem cópula; d) reprodução sexuada com cópula.
AS BASES DA HEREDITARIEDADE
O médico inglês William Harvey (1578-1657) propôs que todo animal se origina de um ovo, em latim, ex ovo omni. Já o botânico inglês Nehemia Grew (1641-1711) que sugeriu ser o grão de pólen o elemento masculino na reprodução das plantas com flores, apoiado pelo botânico alemão Rudolf Jakob Camerarius (1665-1721) em seu livro “De sexu plantarum epistola”.
A TEORIA DA PRÉ-FORMAÇÃO
Afirmava que havia um ser pré-formado no ovo; o desenvolvimento consistia apenas no crescimento. Entre os defensores do pré-formismo existia os “ovistas” e os “espermistas”.
A TEORIA DA EPIGÊNESE
Propõe que a nutrição e o crescimento das plantas dependem de uma força essencial, por ele