Fgdgdsffd

303 palavras 2 páginas
Tipos de livros-reportagem:

a) livro-reportagem perfil – desenha um perfil humano de uma personalidade pública ou que pode despertar o interesse do público. Se o perfil levantar um histórico de vida do personagem, então recebe o nome de livro-reportagem biográfico, a exemplo de “Olga” e “Chatô – O Rei do Brasil”, de Fernando Morais.
b) livro-reportagem retrato – faz um retrato de uma determinada realidade geográfica (vila, favela, região, etc.), um setor da sociedade, um segmento da atividade ecônomica.
c) livro-reportagem história – tem como objeto contar fatos do passado recente ou algo mais distante no tempo. Entretanto, o tema costuma ter algum elemento que o conecta com o presente, possibilitando um elo comum com o leitor atual.
d) livro-reportagem antologia – reune reportagens já publicada na imprensa cotidiana com finalidades variadas. Podem ser reportagens tratando diferentes temas de um mesmo autor ou reportagens de vários autores tratando do mesmo tema, ou ainda reportagens variadas de autores diversos.
e) livro-reportagem denúncia – guiado pelo trabalho do jornalismo investigativo, analisa casos marcados pelo escândalo, com o objetivo de expor ao público injustiças, desmandos dos governos, abusos de entidades públicas ou privadas ou as incorreções de segmentos da sociedade.
f) livro-reportagem viagem – difere do relato meramente turístico, pois tem por finalidade produzir um quadro sociológico, histórico, humano da realidade observada durante uma viagem. Às vezes, pode apresentar um aspecto de diário de bordo.
g) livro-reportagem depoimento – organizado através do depoimento pessoal de uma testemunha ou protagonista de um acontecimento relevante (action-story), o seu tom narrativo é mais intimista e procura retratar os bastidores do sucedido.
h) livro-reportagem ensaio – caracteriza-se pela clara presença do autor e das suas opiniões sobre o que relata, defendendo os seus pontos de vista diante do leitor. Predomina o foco narrativo

Relacionados