Genética
As origens da Genética AULA I
Estudos mostraram que as células eram uma característica comum em plantas, pois todas apresentavam estruturas semelhantes. Células foram definidas e reconhecidas pela presença de núcleo. Gametas foram reconhecidos como células, pois apresentavam núcleo.
A divisão celular foi observada em 1835, mas nesta época não se concluiu que fosse um fenômeno geral. Em 1858, foi apresentada a seguinte frase: “omnis cellula e cellula” = toda célula vem de célula...
O termo GENÉTICA é o nome dado ao estudo da hereditariedade, o processo pelo qual as características são passadas dos genitores para a prole. (Genética Mendeliana)
A GENÉTICA MOLECULAR é o estudo do material genético (DNA e genes), seu funcionamento e transmissão para os descendentes.
A genética surgiu com a descoberta dos trabalhos de Gregor Mendel, em 1900.
Gregor Menderl deixou importantes contribuições, por exemplo as leis básicas da hereditariedade. Demonstrações de que a hereditariedade pode ser estudada experimentalmente.
Genética Mendeliana - ele escolheu a ervilha Pisum sativum como organismo experimental .
Estudou características contrastantes como:cor da ervilha; altura do caule; morfologia da vagem. Realizou cruzamentos:
P = geração parental – genitores
F1 = primeira geração – surge da parental
F2 = segunda geração – surge da F1
Através das analises Mendel descobriu que cada traço é controlado por um fator unitário que pode existir em mais de uma forma, responsáveis por características diferentes...
Exemplo:
Fator unitário para cor:
Pode ser amarela ou verde
Designou letras: amarela = “A” verde = “a”
“Partículas” ou “fatores” , cada um controlando uma característica hereditária distinta, dos genitores para a prole
Se baseou em proporções matemáticas para determinar como as características eram transmitidas. Faça-se as seguintes perguntas: O que Mendel não respondeu? A natureza química do material genético?