Gentrificação
Em Barcelona a Gentrificação ocorreu de modo diferente das demais, sendo esse processo visivel em varios pontos da cidade, particularmente nas areas importantes para acolher os Jogos Olimpicos , sendo elas o Centro Histórico e Ciutat Vella (cidade velha).
Em barcelona o centro tem um forte valor simbólico. Nos anos noventa foram adotadas politicas públicas para recuperar e manter um certo valor imobiliário nessa área e não descaracterizar esses local , mantendo assim zonas comercias, de serviços, residenciais , lazer e cultura.Porem os mesmos fatores não ocorreram em outra áreas ‘gentrificadas’ da cidade ao longo dos anos,como o caso da Cidade velha em que ocorreu a dita suburbanização e terceirização (áreas de linhas de produção) ou seja um bairro que deveria por excelência se tornas de classes altas e semelhantes sofreu uma reviravolta, mesmo tendo valores elevados no que diz respeito aos seus imobiliários; assim como no Centro Histórico que passou pelo processo de ‘regeneração’ das aras onde a gentrificação era muito visível (bairro La Ribela) para tornala mais homogenea, sem ter muito destaque aoseu entorno.
La Ribela
Para que todo o esforço de gentrificação que o governo atribuiu a esses bairro de Barcelona a prefeitura optou por um processo de abertura de espaços públicos e a localização seletiva de equipamentos culturais , o que não agradou muito as associações de moradores.Porem tais atos modificam muito lentamente o contexto social , assim tornando muito difícil saber se terá o resultado esperado daqui a vinte ou trinta anos.
Vista aerea Barcelona
COMPARAÇÃO
Barcelona e Curitiba estão sofrendo mesmo tipo de processo, porem em épocas diferentes, no caso de Barcelona foi na década de noventa e Curitiba ainda esta passando por este processo. Curitiba esta tendo sua 'gentificação' no centro assim como sofrida em Barcelona. A copa do mundo no brasil e