GENETICA
Para tanto, analisemos a priori, o aspecto cultural, que é o jeito de convivência e expressão dos indivíduos, pertencente a todos, que nos faz participar de ideais e objetivos comuns. Reflete também o modo como as crianças brincam, a maneira como os adultos vivem, trabalham, fazem arte. Ela é transmitida socialmente, tornando-se necessário entender a sociedade na qual está inserida. Enfim, a história dos seres humanos é uma história de cultura, uma vez que tudo o que se faz está inserido num contexto cultural, sendo esta produzida e reproduzida enquanto produto da sociedade, da coletividade à qual todos pertencem, antecedendo-os e transcendendo-os.
No que tange a questão das diversas formas de atividades particularmente corporais, que a Educação Física abrange, optamos por selecionar o jogo, na medida em que o consideramos uma das manifestações mais antigas da cultura corporal.
2. Desenvolvimento
O jogo possui características próprias e não deve ser visto apenas como pré-condição para o aprendizado do esporte, visto que está presente em várias atividades humanas, proporcionando ao homem uma melhor compreensão da sua existência e um melhor relacionamento com seus semelhantes. Assim, "O jogo é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar ,imaginariamente, a realidade e o presente"(Coletivo de Autores,1992,p.65).
Na verdade, os jogos devem ser vistos, antes de mais nada, como uma herança cultural, que possui a capacidade de refletir uma sociedade.