CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
1. INTRODUÇÃO
Será abordado os aspectos que envolvem a contabilidade, desde o seu conceito, objeto e objetivo, sua escrituração, as demonstrações contábeis que auxiliam na gestação da empresa, a visão e missão que o empresário tem para o bom funcionamento de sua empresa, os aspectos jurídicos que são importantes para que o contador possa orientar melhor o seu cliente.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE.
A Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica, servindo como ferramenta para o gerenciamento da evolução do patrimônio de uma entidade e, principalmente, para a prestação de contas entre os sócios e demais usuários.
O I Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em setembro de 1924, aprovou a primeira definição oficial de contabilidade no Brasil, dispondo o seguinte:
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica”.
Francisco D’Auri, por sua vez, assim à define:
“... a ciência que estuda, registra e controla o patrimônio e as mutações que nele operam os atos e fatos administrativos, demonstrando no final de cada exercício social o resultado obtido e a situação econômico-financeira da entidade”.
Desses conceitos, pode-se infirmar que a contabilidade tradicional é um sistema de informações e avaliação, destinado a prover seus