genesis
O Gênesis apresenta a criação e o Criador. Descreve o início do universo, da humanidade, do pecado e da execução do plano divino de salvação. Sua existência é fundamental para a compreensão dos demais livros da Bíblia. O Gênesis apresenta respostas para uma série de perguntas que, de outro modo, não seriam respondidas. O homem sempre quis saber sobre sua origem, as causas de sua condição atual, etc. Tais questões são respondidas pelo Gênesis. Ali estão as causas fundamentais de tudo o que aconteceu na história humana. Contudo, nem todos aceitam seu conteúdo como verdade e partem em busca de outras explicações para a origem da vida. É o caso, por exemplo, daqueles que defendem a teoria da evolução.
O Gênesis apresenta o início da saga humana, cujo desfecho se dará no Apocalipse. Entre ambos os livros, encontra-se a jornada humana rumo às profundezas abissais do pecado e a missão messiânica para buscar o homem e conduzi-lo de volta ao seu estado original no paraíso de Deus.
Os primeiros 11 capítulos de Gênesis nos falam sobre o prelúdio da história universal. A partir do capítulo 12 temos o início da história de Israel, o povo escolhido para trazer ao mundo o Messias. O texto tem os patriarcas como personagens principais. Eles são colocados em evidência e se encontram com grandes reis da época, diante dos quais são reconhecidos com servos de Deus e pessoas dignas de honra e temor. Alguns reis tomam a iniciativa de fazerem aliança com eles, indicando assim algum tipo de superioridade do patriarca. Mesmo errados em algumas situações, os patriarcas se saíam bem no final por causa da bênção e da proteção divina (Gn.12.16-20). Foi o caso, por exemplo dos irmãos de José, que o venderam para o Egito, mas isso lhes foi benéfico no final. Vemos nisso a soberania divina, fazendo com que tudo contribuísse com o seu plano superior de redenção da humanidade.