geneses de solo
MATERIAL DE ORIGEM
O material de origem, segundo a definição de Jenny, constitui o “estado inicial do sistema solo”.
Ele é considerado um fator passivo na formação dos solos, porque sobre ele atuam os fatores ativos (Clima e Organismos Vivos), condicionados pelo relevo e pelo tempo. É considerado também um fator de resistência, porque a velocidade de formação do solo depende, dentre outros fatores, do grau de consolidação das rochas, do tamanho dos seus cristais e da composição mineralógica do substrato rochoso. O material de origem influencia muitas propriedades físicas e químicas dos solos, devido fundamentalmente às diferenças nas características texturais, composição química e mineralógica das rochas. A seguir são dados alguns exemplos:
a) ARENITOS e ARCÓSIOS – os arenitos são rochas sedimentares, de granulação grosseira, onde predominam as frações com diâmetro entre 2 e 0,05mm, e que por isso normalmente dão origem também a solos de textura grosseira, principalmente no horizonte superficial. De modo geral tais solos são pobres em bases, e portanto pouco férteis, devido ao fato da textura mais arenosa favorecer uma maior lixiviação dos nutrientes do solo. Sendo entretanto a constituição química dos arenitos muito variável, a fertilidade química e as características, mesmo texturais do solo, podem variar muito.Solos desenvolvidos de arenitos em SC ocorrem principalmente na região de Canoinhas e em toda a região de contato entre as rochas da Formação Serra Geral com as demais formações geológicas, expressando-se através do Arenito da Formação Botucatu, que forma geralmente manchas pequenas de solos arenosos.
b) SILTITOS, ARGILITOS e FOLHELHOS - são rochas de granulometria mais fina, nos quais predominam as frações silte (SILTITOS) ou argila (ARGILITOS e FOLHELHOS). Tais solos por este motivo, geralmente dão origem a solos de textura mais fina (mais argilosos). As características químicas dos solos formados podem variar muito,