RELATÓRIO DE CAMPO Gênese e Morfologia de Solos
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTA FLORESTA
DEPARTAMENTO ENGENHARIA FLORESTAL
RELATÓRIO DE CAMPO
Gênese e Morfologia de Solos
Alta Floresta, 19 de Julho de 2010.
ESTADO DE MATO GROSSO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTA FLORESTA
DEPARTAMENTO ENGENHARIA FLORESTAL
Relatório de Aula de Campo Realizado pelo acadêmico Samuel Cezar dos Santos, Sobre a matéria Gênese e Morfologia dos Solos, ministrado pelo docente Raul.
Alta Floresta, 19 de Julho de 2010
Introdução
O solo é uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas e gasosas, tridimensionais dinâmicos, formados por materiais minerais e orgânicos, que ocupam a maior parte do manto superficial das exceções continentais do nosso planeta, contem matéria viva e podem ser vegetados na natureza, onde ocorrem. Ocasionalmente podem ter sido modificados por atividades humanas.
Quando a partir da superfície, consistem de seções aproximadamente paralelas – denominadas horizontes ou camas – que se distinguem de material de origem, inicial, como resultado de adições, perdas, translocação e transformações de energia e matéria e tem a habilidade de suportar o desenvolvimento de sistema radicular de espécies vegetais, em um ambiente natural.
Na formação do solo, são consideradas as seguintes características das rochas; composição mineralógica e química, que tem influência na riqueza nutricional do solo; e textura e resistência mecânica que se relacionam com a velocidade do processo de formação do solo. A composição química e mineralógica das rochas pode condicionar características químicas e físicas dos solos dela decorrentes, abstraindo-se fatores outros, como o clima.
Objetivo
Observar os tipos de solos que ocorrem na região de Alta Floresta – MT. E