Relatório solos
RELATÓRIO SOBRE A SAÍDA DE CAMPO AO MUNICÍPIO DE PIRACICABA
RODRIGO LAURINO VÁZQUEZ
THIERSON VIANNA
SÃO PAULO,2012
INTRODUÇÃO
O termo solo provém da palavra em latim Solum e significa suporte, base, superfície. O solo é constituído de três fases: uma sólida, constituída de material mineral e matéria orgânica; uma líquida, contendo água, material coloidal em suspensão e sais em dissolução; e de uma fase gasosa composta pelo ar presente no solo. O conceito de solo é baseado no conhecimento obtido a seu respeito, tendo como exemplo o modelo conceitual que o mesmo representa em diversas atividades humanas.
A Ciência do Solo progrediu graças o auxílio de profissionais das áreas mais diversificadas, como a Geologia, Agronomia, Física, Química, entre outras. Com grande destaque para a obtenção de alimentos, a Ciência do Solo tornou-se quase que, totalmente, ao campo das instituições de pesquisa e ensino relacionadas ao desenvolvimento agrícola.
Como ciência, entrementes, o estudo e conhecimento do solo vão além do modelo agrícola, sendo útil a diversas atividades humanas.
Além de ser um meio insubstituível para a agricultura, o solo é também um componente vital de processos e ciclos ecológicos, é um depósito para acomodar os nossos resíduos, é um melhorador da qualidade da água, é um meio para a recuperação biológica, é um suporte das infra-estruturas urbanas e é um meio onde os arqueólogos e pedólogos lêem a nossa história cultural (Miller, 1993).
Entre as diferentes concepções de solo, encontra-se o mesmo funcionando como ambiente de desenvolvimento das plantas, o solo como manto de alteração (rególito), como um corpo natural e organizado e como um sistema aberto.
Morfologia representa o estudo das formas que um objeto ou corpo natural possui. Na Ciência do Solo, o objetivo da Morfologia é a descrição, baseada numa metodologia