Advogado
As organizações que querem produzir e vender etanol e açúcar que possam atingir as metas de renováveis dos membros da União Européia precisam ser avaliadas quanto aos critérios de sustentabilidade estabelecidos na diretiva europeia de energia renovável (2009/28/EC). A norma da Bonsucro é aprovada pela Comissão Europeia para atender a esses requisitos de sustentabilidade.
Países membros da UE: Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Reino Unido.
CERTIFICADORAS:
AGRICONTROL CERT ID CERTIFICADORA LTDA
CONTROL UNION CERTIFICATIONS IG CERT
LRQA SCS GLOBAL SERVICES SGS
TÜV RHEINLAND WQS
A unidade de certificação será a usina e as auditorias serão realizadas tanto na usina (planta industrial) quanto nas áreas de produção de cana-de-açúcar;
Estão incluídas todas as atividades relevantes da usina, inclusive a geração de sub-produtos e de energia.
A área de produção de cana (área agrícola) consiste nas fazendas que abastecem a usina para fins de certificação. Esta pode abranger 100% das fazendas fornecedoras ou um percentual menor, a ser definido pela usina. Neste último caso, apenas uma percentagem da produção da usina poderá ser certificada.
NA AQUISIÇÃO DA CERTIFICAÇÃO SÃO ADOTADOS DOIS PADRÕES: 1 – "Padrão de Produção” : princípios e critérios para a produção sustentável de cana-de-açúcar e de todos os produtos derivados da cana.
2 - "Padrão de Cadeia de Custódia”: requisitos técnicos e administrativos para a rastreabilidade das declarações sobre a produção sustentável de cana-de-açúcar e de todos os produtos derivados ao longo da cadeia de produção e comercialização.
A CADEIA DE CUSTÓDIA PODE SER:
Segregação Física (permitida pela RED)
Os produtos certificados são segregados dos não certificados em