Genese e morfologia do solo
Sua população estimada em 2007 é de 21.096 habitantes. Cidade histórica do sudoeste baiano Palmas de Monte Alto vem destacando cada vez mais na área turística. Sua vegetação é composta pelo bioma da Caatinga ao norte e oeste da cidade, e ocorre área de transição com o Cerrado, ao sul da cidade, Serra Geral.
Está localizado na Região Sudoeste da Bahia, limita-se ao norte com Riacho de Santana e Matina, ao sul com Sebastião Laranjeiras, ao leste com Guanambi e ao oeste com Iuiú e Malhada, possui 04(quatro) povoados: Espraiado - distante 48 km da sede, Barra do Riacho - distante 25 km da sede, Pinga Fogo - distante 15 km da sede e Rancho das Mães - distante 13 km da sede.
Aspectos geográficos
O clima de Palmas de Monte Alto é do tipo quente e seco, apresenta uma temperatura média anual de 22 °C, a precipitação anual é de 700/900mm, seu período chuvoso vai de novembro a janeiro, o risco de seca é considerado médio, que favorece a agricultura de subsistência, inclusive pela sua extensão em área de 2.818 km². Esta a uma altitude de 600mts. acima do nível do mar.
O Município de Palmas de Monte Alto, limita-se com Riacho de Santana, Matina, Sebastião Laranjeiras, Guanambi, Iuiú e Malhada, tem como cidade próxima Guanambi e Sebastião Laranjeiras. Distante de Salvador 865 km.
Características geográficas
Área
2 789,417 km² 2
População
20 779 hab. IBGE/20103
Densidade
7,45 hab./km²
Clima
Não disponível
Unidade federativa Bahia
Mesorregião
Centro-Sul Baiano IBGE/2008 1
Microrregião
Guanambi IBGE/2008 1
Municípios limítrofes
Riacho de Santana, Matina, Sebastião Laranjeiras, Guanambi, Iuiú e Malhada.
Distância até a capital
865 Km km
Vegetação, clima e hidrografia
Seu clima é basicamente semiárido, com temperatura média anual de 22,6°C. O período da chuva se dá entre os meses de outubro a março. Seu relevo caracteriza-se pela presença do Pediplano Sertanejo, das superfícies dos Gerais e do Planalto do Espinhaço.
A vegetação