Gêneses e Classificação dos Solos
O QUE É SOLO? Solo é um corpo organizado e tridimensional. Serve de suporte para todas as atividades terrestres, ou seja, é um recurso multifuncional.
Quais são os componentes do solo? São três:
Sólidos:
- Material de Origem;
- Constituem os minerais primários e minerais secundários.
- Matéria Orgânica (pode ser de origem animal ou vegetal. Esta última é a fonte principal de matéria orgânica): - Acumula-se na superfície; - Fornece nutrientes; - Altera a porosidade do solo; - Interfere na retenção de água; - Interfere na estrutura.
Líquidos:
- Água:
Gasosos:
- Ar.
Os solos possuem seis funções, sendo:
- Três Funções de natureza ecológica: - Meio de suporte para produção de biomassa; - Regulador ambientar (filtro; armazenador; transformação de alguns compostos); - Diversidade Biológica.
- Duas funções de natureza industrial: - Sustentação ( suporte, infraestrutura); - Fonte de Energia.
- Uma função de natureza sociocultural: - Parques (natureza sobre o solo). No geral, para lazer e/ou pesquisa.
PEDOGÊNESE
É a formação do solo pelos fatores de formação e pelos processos formadores! Os fatores de formação e os processos formadores são os responsáveis pela diferenciação entre os solos.
- FATORES DE FORMAÇÃO: - Material de Origem (é o fator de resistência; Onde se encontra o estado Inicial do Solo; Fator passivo): - Exemplos de materiais de origem: - Arenitos: - São de granulação grosseira, com baixa quantidade de bases e baixa fertilidade. - Granitos: - São de textura grosseira e de baixa fertilidade. - Basaltos: - São de textura fina (não é possível identificar os minerais) e são profundos (ocorrem em regiões quentes e úmidas).
- Clima é um fator ativo. Pode-se considerar clima: - Temperatura: Exemplos: - Regiões áridas: -↑Temperaturas: Evaporação > precipitação - ↓ Lixiviação - pH ↑ - Solos + férteis em relação ao Mat.