Classificação dos solos
Jeferson Luís
Trabalho de solos
CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS
Lauro de Freitas
2014
Oto Neri
Jeferson Luís
Trabalho de solos
CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS
Neste trabalho iremos apresentar as características e classificações dos solos, temos como objetivo explicar desde sua formação, desenvolvimento e seus diferentes tipos.
Prof: Givaldo
CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS
O objetivo de se caracterizar e classificar os solos em geologia de engenharia é o de poder prever os seus comportamentos, mecânico e hidráulico, em obras de engenharia, mineração e meio ambiente, conhecendo-se, ao mesmo tempo, as suas formas de ocorrência e a geometria das camadas nos locais em estudo.
As descrições realizadas em cortes ou exposições dos solos, por escavações e em sondagens, aliadas aos ensaios expeditos e de laboratório, permitem elaborar de forma bastante complexa, mapas e seções apresentando os grupos de solos classificados quanto à gênese e ao comportamento geotécnico esperado.
CLASSIFICAÇÃO TEXTURAL OU GRANULOMÉTRICA
Nesta classificação os solos são agrupados de acordo com a textura, ou seja, o tamanho das partículas através do ensaio de granulometria. É uma classificação limitada, pois, o comportamento dos solos não depende apenas da granulometria.
No entanto, é uma informação essencial para descrições dos solos, principalmente para solos grossos e, por isto, ainda muito utilizada.
CLASSIFICAÇÃO GEOLÓGICA (QUANTO A MOVIMENTAÇÃO DOS SEDIMENTOS)
A classificação geológica corresponde à interpretação da gênese do solo, com base na análise tátil-visual, e em observação de campo acerca da forma de ocorrência
(morfologia) e das relações estratigráficas com outras ocorrências (outros solos ou rochas) interpretando-se os processos responsáveis pela gênese e, eventualmente, a rocha de origem.
Sendo um procedimento interpretativo, que resulta em um diagnóstico