generos textual agrupamento do narrar e linguagem corporal
PEDAGOGIA
VALÉRIA SANTOS FERREIRA
GÊNEROS TEXTUAIS, AGRUPAMENTO DO NARRAR E
LINGUAGEM CORPORAL
Trabalho Interdisciplinar Individual
Teixeira de Freitas
2013
VALÉRIA SANTOS FERREIRA
GÊNEROS TEXTUAIS, AGRUPAMENTO DO NARRAR E
LINGUAGEM CORPORAL
Trabalho Interdisciplinar Individual
Trabalho apresentado à disciplina Trabalho
Interdisciplinar Individual da Universidade Norte do
Paraná – UNOPAR.
Professores: Sandra Rampazzo, Marilzete
Juliana Fogaça Sanches Simm e Suhellen Lee.
Steinle,
Tutor de Sala: Andrea Silva Batista Vieira.
Tutor Eletrônico: Madalena Vieira dos Santos Videira.
Teixeira de Freitas
2013
1- GÊNEROS TEXTUAIS, AGRUPAMENTO DO NARRAR
E LINGUAGEM CORPORAL
1.1 – GÊNEROS TEXTUAIS – A NARRATIVA
No meio educacional, atualmente muito se fala da importância do trabalho com gêneros textuais. Isso por que, com o advento das teorias que preconizam o letramento como ação pedagógica indissociável da alfabetização, o texto passou a ser visto como o centro do processo de aquisição da língua escrita. Assim, trabalhar com gêneros textuais passou a ser uma questão imprescindível para um bom professor.
Todavia, como geralmente acontece com teorias que se espalham muito rapidamente entre leigos, a superficialidade com que essas idéias chegaram a muitos professores – por vezes alheios a esses conceitos – acarretou o mal uso do termo e entendimento limitado do assunto. Esse fato se desenrolou em práticas educativas desconectadas da idéias originais.
Assim sendo, é forçoso que educadores aprofundem a questão, a fim de buscar conhecimentos que legitimem e norteiem seu trabalho com gêneros textuais. Por primeiro, é preciso que se compreenda o que é um gênero textual. Para Bakhtin, três pontos principais caracterizam um texto, quais sejam:
- Conteúdo temático: o que é e o que pode tornar-se dizível por meio do gênero; - Construção composicional: estrutura particular