Gestão de Operações
CASE NATURA
1. Produto e Mercado (Estratégia, Atendimento e Desenvolvimento)
1.1 Estratégia
A estratégia da Natura busca o crescimento orgânico do mercado brasileiro e latino-americano de cosméticos através de vendas diretas no varejo (realizadas por consultoras capacitadas). Seu portfólio de produtos contempla grande variedade de cosméticos, produtos de higiene pessoal e fragrâncias com foco no nicho feminino. Segue a Matriz Ansoff (Produto x Mercado) da Natura: No sentido de buscar novos mercados a Natura tem investido bastante nos mercados latino-americanos que possuem um bom potencial de consumo para os próximos anos. Com relação a expansão de produtos podemos citar a existência de um crescimento na taxa de inovações no portfólio considerando o crescimento na briga por mercado.
1.2 Atendimento
A Natura possui uma grande rede de consultoras para realizar atendimento e venda direta. São no total 1,4 milhões de pessoas no Brasil e no Exterior, oferecendo aos clientes absoluta comodidade. O complexo sistema de logística da empresa proporciona atendimento com flexibilidade em relação à demanda do cliente em todos os produtos, com prazo médio de até 7 dias úteis para entrega.
1.3 Desenvolvimento
A Natura possui diretrizes estratégicas de inovação que, alinhados ao planejamento estratégico, orientam o processo criativo e embasam a pesquisa em ciência e tecnologia e a inovação. Trata-se de um grande diferencial competitivo, formado pela sinergia entre ciências clássicas e novas competências.
2. Gestão dos processos operacionais
A gestão do processo operacional é de suma importância para uma empresa com o tamanho e robustez da Natura. Esta centraliza 76% de sua produção própria no chamado centro integrado de pesquisa, produção e logística em Cajamar, ao passo que terceiriza os demais produtos. Esta mescla na cadeia produtiva permite que a empresa tenha flexibilidade no atendimento dos pedidos