Generos musicais
A música, no que concerne ao repertório, pode ser classificada em gêneros e estilos, a partir máxime dos elementos musicológicos específicos considerados (a saber, por exemplo: instrumentação e tessitura vocal; forma e estrutura; fórmula de compasso; ritmo; andamento; harmonia e contraponto; etc.)
início do século XX, quando, a partir do advento da música eletrônica (música que se utiliza também de recursos eletrônicos, fazendo ou não uso dos recursos acústicos), dadas maiores possibilidades criativas e interpretativas, os gêneros e estilos musicais, quantitativamente, multiplicam-se incontavelmente, mormente dentro da música popular o estilo musical são diretamente proporcionais ao número de subgêneros desse mesmo gênero ou estilo musical. HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA
A música do Brasil se formou a partir da mistura de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses, escravos e pelos nativos que habitavam o chamado Novo Mundo. Outras influências foram se somando ao longo da história, estabelecendo uma enorme variedade de estilos musicais. No descobrimento do Brasil, em que um português vê pela primeira vez um grupo de índios tupis cantando e dançando.
• O maracá era um instrumento muito apreciado pelos índios tupis .
Músicas de Protesto
A música não é apenas um modo de entretenimento, pode ser também um veículo para acusações, protestos. A música acaba sendo o ponto a ser explorado pra criticar algumas ações, algum governo ou alguma realidade.
Podemos encontrar com facilidade músicas de protesto dos anos 60/70 que abordavam o tema da ditadura e a falta de liberdade das pessoas na época. Claro que muitas dessas foram vetadas e muitos dos compositores exilados, mas a situação não poderia continuar como estava.
Nessa época cantores como Taiguara, Caetano Veloso, o próprio Geraldo Vandré e Chico Buarque (ao lado), sobretudo, marcaram essa época e