Gêneros Musicais
Axé Music
Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Nova Cruz
Administração – 2° Ano – Vespertino – Integrado
Alunas: Alice Lima; Ana Paula Andrade; Eloisa Cordeiro; Thaise Silva
Professor: Isaac Melo
Axé music
Dentro nos mais diversos gêneros musicais existentes, nacionais, ou não, o Axé Music ganha cada vez mais seu lugar na cultura brasileira. Mas afinal, como esse gênero tão popular e tão dançado e cantado surgiu? Quais suas peculiaridades?
O Axé music é um gênero musical criado na Bahia nos anos 80 durante as habituais festas de carnaval onde correr atrás do trio já tinha se tornado tradição, mas até então, ao som do frevo pernambucano. O Axé é composto através da mistura de vários gêneros musicais, que ao longo da história foram sendo acrescentados em seu formato até chegar ao ritmo que conhecemos hoje. A princípio, o Axé acontece na junção da musica afro brasileira com o frevo, o merengue, o reggae, o forró e o maracatu. Ao longo dos anos esse gênero foi sofrendo alterações, como a inserção das guitarras provenientes do pop rock nos anos 90.
A denominação “Axé” foi dada por um jornalista da época, Hagamenon Brito, em 1987. É na verdade uma expressão utilizada no candomblé, que tem por significado “energias positivas”.
Para muitos, a primeira música desse gênero foi Fricote, de Luiz Caldas, gravada em 1985, um dos clássicos mais lembrados até hoje, dando o pontapé inicial para a fama e o sucesso desse tipo musical no Brasil.
Como já exposto, o Axé sofreu influência de diversos gêneros que circundam nossa cultura musical. Mas, assim como um ritmo é acrescido, ele também acrescenta, e com o Axé não é diferente. Gêneros como o forró também sofreram alterações devido ao Axé, neste caso, o ritmo se tornou mais dançante e com mais swing, destacando os movimentos corporais possíveis durante a música.
O Axé se utiliza de diversos instrumentos para a composição do seu som. Os instrumentos de percussão