ECONOMIA E AGRONOMIA
Escassez de recursos sugere a ideia de que os recursos materiais são limitados e que não é possível produzir uma quantidade infinita de bens, tendo em conta que os desejos e as necessidades humanas são ilimitados e insaciáveis.
Partindo desse princípio, a economia observa o comportamento humano em decorrência da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazer essas necessidades. A ciência econômica tenta explicar o funcionamento dos sistemas econômicos e as relações com os agentes econômicos (empresas ou pessoas físicas), refletindo sobre os problemas existentes e propondo soluções.
Dentro da economia da agricultura, a economia é uma das mais antigas e mais bem estabelecidas áreas da economia. É o estudo das forças econômicas que afetam o setor agrícola e o impacto deste setor no resto da economia.
Agronomia ou engenharia agronômica é dentro das ciências agrárias, um campo multidisciplinar que inclui subáreas aplicadas das ciências naturais (biológicas), exatas, sociais e econômicas que trabalham em conjunto visando aumentar a compreensão da agricultura e melhorar a prática agrícola, por meios de técnicas e tecnologias, em favor de uma boa produção, do ponto de vista econômico, técnico, social e ambiental.
A economia contribui ativamente para a formação de engenheiros agrônomos críticos e reflexivos. Seguidos questionamentos acercam o desenvolvimento agrário, em consequência da modernização tecnológica da agricultura e a emergência de novos paradigmas para o desenvolvimento agrário do país.
Em decorrer desse grande desenvolvimento agrário na sociedade atual,
usar