Generos da pintura
Através da história podemos constatar que a pintura foi se diversificando e mudando já seja no estilo ou na forma ou nos materiais os gêneros da pintura surgiu a partir do Renascimento gêneros da pintura era um tipo de classificação durante a história depois no final do século XIX e XX mudou o conceito.
Na aquela época podemos classificar Pintura Religiosa,icônica,Alegórica e Mitológica.
Pintura Religiosa: ou chamada de sacra na qual representava os trabalhos com representação religiosa especialmente cristão a qual era para fortalecer a crença na qual teve uma estreita relação entre arte e religião.
Nesse período os pintores retratavam episódios bíblicos coo anunciação ,o nascimento e a crucificação de jesus cristo; o propósito era de transmitir ensinamentos religiosos; as pinturas eram destinadas a decorar as igrejas.
Na aquela época o pintor não era reconhecido posto que não assinava as obras como na atualidade.
Pintura Icônica: era um tipo de pintura Religiosa feita em geral em madeira na época os pintores tinham que respeitar certos rituais como jejuar e orar antes de iniciar a pintura; ícone quer dizer imagem, e as imagens podiam ser pintadas de qualquer jeito conforme a vontade do pintor.
Neste caso a pintura é uma forma de linguagem e comunicação para afirmar a fé e as virtudes cristãos. Pintura Alegórica: Quando se fala de em alegoria quer dizer de uma pintura que tenha elementos que indicam uma outra ideia no livro temos um exemplo de uma pintura onde temos a um esqueleto segurando uma foice que indicam o símbolo da morte. A pintura alegórica pode-se encontrar em vários períodos da história e é utilizado ate agora por alguns artistas embora não são chamadas de alegóricas. Pintura Mitológica: Como a própria palavra diz este gênero se refere a figuras com elementos mitológicos tanto gregos e romanos mas também temos aos pintores que não seguiam a igreja católica e por isso não faziam temas religiosos eles se acentuam no período barroco