Genebra
CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO HABITACIONAL
ECO-EFICIENTE
Leila Chagas Florim1
Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas2
Resumo: A habitação com qualidade é uma necessidade que deve ser satisfeita sem comprometer os eco-sistemas existentes. A consciência quanto à finitude dos recursos naturais e à degradação ambiental fomentada pela construção civil vêm despertando preocupação, principalmente devido ao déficit habitacional de 5,4 milhões de novas habitações. A questão ambiental, atrelada à gestão empresarial, é vista hoje como necessidade de sobrevivência dentro de um mercado competitivo e como forma de sobrevivência do planeta, com seus eco-sistemas e ciclos de renovação preservados. Dessa forma, propõem-se, através de metodologia exploratória com pesquisa bibliográfica, critérios de planejamento de empreendimentos habitacionais voltados para a construção sustentável. Estes apresentam-se pautados na ecoeficiência técnica e de gestão do empreendimento. Contribui para o estado da arte na Construção Sustentável, dedicando-se a caracterizar e a dar relevância sob o ponto de vista ambiental, social e econômico ao empreendimento, configurando sua eco-eficiência.
Palavras-chave: Construção sustentável, Meio-ambiente, Gestão integrada, Ecoeficiência.
Abstract: Dwelling with quality is a need that must be satisfied without endangering the eco-systems, leading companies to assume an ethics posture of environmental valuation.
The conscience of natural resources finitude and environmental degradation fomented by
Construction come rousing, principally due to 5,4 millions new dwellings deficit. The environmental issue leashed to business management is not seeing as ephemeral, but as a survival requirement inside a competitive market, a community heedful to their consumers and citizens’ right as well as to the planet survival with its eco-systems and renewal cycles.
On this context, is proposed, through an exploratory