Agravo - Doença Dengue
PROBLEMÁTICA TRATADA
A dengue vem se destacando entre as doenças emergentes, devido a sua ocorrência em uma vasta região do planeta. Além disso, epidemias dessa doença se tornaram freqüentes em algumas cidades brasileiras. Por isso, estudar os fatores de risco e suas interações para o desenvolvimento do principal vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti é relevante para a intervenção pública, através de medidas efetivas de prevenção dessa doença.
Quando tratamos sobre a “Dengue”, deveríamos pensar o que causa essa grave doença. Então ressaltamos a falta de conscientização das pessoas no Brasil e em especial das pessoas que vivem no Município de Laranja da Terra, que se encontra em estado alarmante, com um aumento significativo nos casos notificados e confirmados.
Sabemos que Laranja da Terra teve nos últimos meses um quantitativo muito alto de casos notificados. Dados mostram que tivemos em um mês mais casos que nos dois anos anteriores. E com isso as autoridades de saúde admitem epidemia e possível surgimento de casos graves, o que vem deixando a população preocupada. Mas será que há uma grande preocupação da população laranjense? Posso dizer que não, pois já foram realizadas campanhas de incentivo a combate a dengue, e ainda tem muitas pessoas que não cuida do seu quintal, favorecendo o aumento de criadouros do “Mosquito da Dengue”. Parece que ninguém entende que temos que cuidar do que temos dentro de casa, olhamos a plantas que acumula água, sacolas, garrafas e inúmeras outras coisas que fazem o “Mosquito da Dengue” se procriar ali. Nós, a população, temos grande culpa nisso, pois se todos nós tivéssemos a conscientização de que a Dengue é uma doença que surge através dos nossos descasos, todos seríamos livres desta grave doença.
Nossa população não está devidamente conscientizada, até porque muitas vezes o próprio município não oferece condições