gelo
A ong Mais Diferenças trabalha a inclusão de pessoas com deficiencia através de projetos de educção e cultura trabalhando para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acessivel.
Visitamos a ONG e tivemos o prazer em entrevistar o fundador Billy Saga, cadeirante há 11 anos, adquirido devido um acidente. Ele nos explicou sobre os projetos e a missão da ONG dizendo tambem que ela hoje esta se tornando por lei uma OSCIP. Em resumo o Ministério da Justiça criou um título para definir entidades que firmam Termo de Parceria (instituto legal exclusivo e definido expressamente em Lei) com o governo para promover ações de interesse público: Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Por fim, é importante destacar que toda OSCIP é uma ONG, mas nem toda ONG é, será, ou pode ser uma OSCIP.
A Mais diferenças hoje esta se tornando uma OSCIP pelo Ministerio da Justiça como Entidade Promotora de Direitos Humanos, pois sua maior missão é trabalhar a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiencia.
Em conversa com o fundador Billy, foi exposto por ele algumas dificuldades quanto aos meios de comunicação usados para divulgação de problematicas com o público com deficiencia, como por exemplo: a midia televisiva, que por muitas vezes vitimiza e dramatifica a situação de uma pessoa com deficinecia, algo que a ONG Mais Diferenças trabalha contra, porem é o veiculo de comunicação com o maior poder de impacto.
Billy tambem expressou a falta de participação de empresas privadas quanto aos projetos, pois muitas interessam-se por insenção fiscal e terminam direcionando menos recursos financeiros para projetos de acessibilidade e inclusão por saberem que são projetos que não trazem grandes nomes como bandas famosas, artitas e celebridades, sendo assim não tem muita repercusão e não divulgam assim o nome da empresa parceira.
Hoje o meio de comunicação mais explorado pela ONG são as redes sociais, e alguns apoios e participações em eventos