Gel de carbopol
Trabalho realizado para obtenção de nota parcial na disciplina Tecnologia Farmacêutica referente ao 7o. período do Curso de Farmácia da Faculdade Cathedral, ministrada pela Professora Bianca Félix
Boa Vista - RR
2014
Resumo
Diante da grande variedade de produtos cosméticos ofertados, a população busca sempre a melhor opção relacionada ao custo-benefício e à reação do cosmético no corpo. Atualmente, muito se fala da utilização de produtos naturais, tendo em vista que a natureza dispõe de uma gama de produtos benéficos ao ser humano, conhecidos desde a antiguidade e até hoje estudados e aperfeiçoados. Um dos cosméticos mais procurados é o hidratante corporal e facial que seja de fácil absorção na pele, e que além disso tenha um aroma agradável. Nesse sentido, o presente trabalho reuniu a facilidade de absorção do gel de natrosol com o alto poder de hidratação do cupuaçu para a obtenção do produto final ora apresentado.
Palavras-chave: cosmético, hidratante, gel, cupuaçu.
Introdução
O gel hidrofílico é uma preparação semi-sólida composta de partículas coloidais que não se sedimentam (ficam dispersas). Geralmente, as substâncias formadoras de géis são polímeros que, quando dispersos em meio aquoso, assumem conformação doadora de viscosidade à preparação.
Existem várias substâncias que podem formar géis, sendo que as mais empregadas como bases em cosmiatria são: o polímero carboxivinílico(Carbopol 940) fornecido na forma ácida e neutralizado durante a preparação com uma base, gerando géis com maior viscosidade e pH entre 6,5 e 7,5, e a hidroxi-etil-celulose (gel de Natrosol), que em concentração adequada intumesce com a água formando géis de consistência média e de carcterística não-iônica. (FARMATÉCNICA, 2014).
Os géis ou geles tem sido muito usados como bases