farmacia
Técnicas de preparo de Gel Carbopol.
FARMÁCIA 5 Prof.ª Nathália
GRUPO:
Ana Cláudia
Mariana Santos
Sindy Heloísa
AGOSTO/2014
1- Introdução:
O carbopol é um polímero que possui a propriedade de grande absorção de água. Estes polímeros, por qual e composto podem inchar em água ate 100 vezes o seu volume inicial. Carbopol tem muitas utilidades farmacêuticas, produção de tabletes; soluções para administração oral, nasal, oftálmica, vaginal e retal; aumentar a viscosidade de soluções tópicas como loções, cremes, géis e suspensões; auxiliam na estabilidade de emulsões tópicas do tipo óleo em água. Alem destas funções, o carbopol e bem adaptado às formulações aquosas e fornece numerosos benefícios como: E seguro e eficaz; Não causa irritações; Totalmente inertes: Devido ao seu peso molecular extremamente elevado, não pode penetrar na pele ou afetar a atividade da droga.
2- Objetivo:
Aprender as técnicas de preparo de gel de carbopol.
3- Métodos: 3.1- Matérias utilizadas.
Balança
Vidro relógio
Espátula de inox
Béquer
Fita medidora de pH
Bastão de vidro
Conta gota
Pão duro
Embalagem
3.2- Reagentes:
Carbopol 980 1% (Espessante)
Propilenoglicol 5% (
EDTA 1% (quelante)
Phenonip 0.5% (conservante)
Água destilada qsp 200g (solvente)
Trietanolamina (Alcalinizante) 3.3- Procedimento: Pesou-se 2 g de Carbopol 980 e reservamos. Pesou-se a 186,8g água destilada qsp em um béquer.
Pesou-se 10g de Propilenoglicol, EDTA 0,2g e Phenonip 1g, em seguida colocamos no béquer com 186,8 g de água destilada, mexendo para obter uma leve solubilidade. Para em seguida acrescentar aos pouco o carbopol 2g formando grumos, deixando descansar por aproximadamente 20 minutos, verificando o pH, que estava 3.
Em seguida acrescentado a trietanolamina 6 gotas, utilizando para corrigi-lo o