Gel carbopol
Denominamos unha encravada ou onicocriptose, quando as bordas ou cantos de uma unha cresce e perfura o tecido mole do dedo do pé.
Os sinais e sintomas mais comuns são dor, vermelhidão e inchaço no canto do dedo.
No princípio, a extremidade do dedo, próximo ao canto da unha, torna-se avermelhada e dolorosa com leve inchaço. Não há pus ou drenagem. Pode sentir-se quente ao toque.
Mais tarde, poderá haver excesso de pele e tecido, que crescerá em torno da ponta afiada da unha. Pode haver uma drenagem amarelada. Esta é a resposta do corpo ao “trauma”.
Às vezes, se desenvolve infecção. Neste caso, o inchaço irá tornar-se pior, e pode haver drenagem branca ou de cor amarela (pus) a partir da área. Uma área de cor clara da pele pode ser rodeado por pele vermelha.
As pessoas com má circulação, tais como àqueles com diabetes ou doença vascular periférica, são mais susceptíveis de sofrer de complicações.
Causas
Muitas vezes ocorre porque a pele forma uma barreira para o crescimento e, como a unha não pára de crescer e é mais dura, ela penetra na pele causando dor e inflamação, sendo mais frequente no dedão do pé (hálux). Além disto:
- Uso frequente e por longos períodos de calçados de bico fino, que apertam e comprimem os dedos, calçados de salto alto, que pressionam os pés contra as paredes dos calçados.
- Corte incorreto das unhas. Seja o corte muito curto, cortar as bordas da unha, que propicia que pele ao redor dobre sobre a unha, ou ainda, um pequeno pedaço de unha deixado por acaso.
As unhas devem ser cortadas em linha reta, não arredondada ou em V.
Além disso, pequenas lesões, causados por palitos de madeira ou metal, ao afastar ou cutucar a pele dos dedos, podem desencadear infecções.
- Traumas causados por tropeção ou queda de algo nos dedos dos pés.
- As unhas dos pés com uma curvatura anormal.
- Falta de higiene nos pés ou transpiração excessiva.
Onicólise
A onicólise é a separação do corpo da unha do leito ungueal, com cor