Cosmetologia
TRABALHO DE COSMETOLOGIA
JOANA MACHADO
Disciplina: Cosmetologia I
Professora: Gisele de Abertinni
Maio 2011
Géis: são sistemas dispersos formados por pelo menos, duas fases, uma sólida e uma líquda. Os corpos sólidos constituem um esqueleto tridimencional, também chamado matriz, onde permanece imobilizado o líquido.
Os géis podem ser aquosos (Hidrogéis) ou oleosos (Lipogéis).
- Gel Carbopol (aniônico)
1. carbopol 1% -> viscosificante- 1g
2. conservante com germal 1% -> conservante – 1 ml
3. água purificada qsp 100 ml -> veículo – 98 ml
4. trietanolamina 8 s -> álcali
Modo de fazer:
Medimos a água na proveta, e medimos o carbopol no vidro relógio, na balança. Colocamos a água e o carbopol no gral e batemos com o mixer até diluir todo o carbopol. Medimos o conservante na proveta e colocamos dentro do gral junto com as outras substâncias, e mexemos. Deixamos em repouso o carbopol, assim ele hidratou com a água (H2O).
1º mixer
2º repouso do carbopol
3º aquecimento
← O gel carbopol pode ser usado para ultra-som, cabelo, anti-inflamatório, gel redutor e gel termo-redutor.
• Gel não iônico = natrosol = hidroxitilcelulose, allocize.
Continuação:
1. Natrosol 2% -> viscosificante 2g 2. Água purificada qsp 100 ml -> veículo 97 ml 3. Conservante com germal 1% -> conservante 1 ml Colocamos tudo dentro do Becker, mediamos a água no Becker e colocamos aquecer a uma temperatura até 60°C. Medimos o natrosol no vidro relógio. Aí colocamos 2/3 gotas de trietonolamina no gral com as substâncias que estavam em repouso e misturamos.
← O gel não iônico é usado para ácidos, FPS, flúor. ← Gel não-iônico = misturar o natrosol e a água dentro do copo graduado, até o gel ficar consistente. Esperar esfriar para colocar o germal. ← Gel carbopol = se