Gean
A conjugação dos pronomes de tratamento é da 3ª pessoa, mas normalmente se identificam mais com a segunda pessoa, já que se referem à pessoa com quem se fala. Um exemplo disso é o pronome “você” que substitui o pronome “tu” em muitas regiões que tem como língua oficial a língua portuguesa. A substituição já está tão comum que os pronomes “tu” e “vós” estão aos poucos tornando-se arcaicos, já que estão rapidamente perdendo a frequência de seu uso.
Alguns gramáticos mais modernos já chegam até a incluir o pronome “você” entre os pronomes pessoais.
Quanto ao emprego de iniciais maiúsculas ou minúsculas nos pronomes de tratamento, há ainda um certo impasse, porém alguns gramáticos sugerem que se use letras minúsculas nos pronomes mais usuais ou comuns, tais quais: senhor, senhora, doutor, dona, dom, senhorita, professor, você. Já nos demais pronomes, menos usuais e mais formais, utiliza-se letras maiúsculas, como por exemplo: Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Santidade, etc.
Quando se trata das abreviações, no entanto, utiliza-se apenas iniciais maiúsculas, e nunca minúsculas.
Iniciais maiúsculas ou minúsculas
Algumas gramáticas do Português brasileiro sugerem, para pronomes de tratamento mais usuais — tais como senhor, senhora, doutor, dona, dom, senhorita, professor, você ,empregar letras minúsculas quando por extenso e inicial maiúscula nas formas abreviadas.
Existe uma forte tendência na escrita moderna de se adotar minúsculas, em ambas as situações. Atualmente, embora muitos textos jornalísticos adotem