GDH 1
Produção (4ª ao 8ª semestre) da Faculdade
Regional da Bahia – UNIRB/FARB, como avaliação parcial da disciplina de Gestão de
Desenvolvimento Humano (GDH).
Orientador: Prof. M.Sc. Tarcísio Palma
Lanna Kessia Bastos
Lurdivan Gomes
Marlucia Coutinho
GESTÃO DE REMUNERAÇÃO
INTRODUÇÃO
A remuneração se constitui no mais importante custo das organizações. É a recompensa dada aos funcionários em troca do desempenho de tarefas pré-estabelecidas pelas empresas. Não é óbvio que alguém trabalhe de graça e ninguém invista sem receber algum retorno.
(CHIAVENATO,2004).
CONCEITOS SOBRE REMUNERAÇÃO
E SALÁRIO
Remuneração - é um processo que envolve todas as formas de pagamento ou de recompensas dados aos funcionários decorrentes de seu emprego, é o pacote de recompensas quantificáveis que o empregado recebe pelo seu trabalho e abrange três componentes: incentivos salariais, remuneração básica, remuneração indireta/benefícios. (CHIAVENATO,2004,p.260).
CLASSIFICAÇÃO
A remuneração pode ser classificada como fixa e variável. A fixa é aquela remuneração que o colaborador sabe o valor que receberá até o quinto dia útil do mês, enquanto a variável o funcionário é remunerado pelo que produz.
Em questão de motivação, a remuneração fixa não é vista com bons olhos, pois não incentiva a aceitação de riscos e responsabilidades, por outro lado facilita o controle de padronização para distribuição de salários e base para cálculo para a folha de pagamento.
CLASSIFICAÇÃO
O salário mínimo é a menor remuneração de
um colaborador, através de uma intervenção do Estado, sendo assim, mesmo em um sistema flexível (variável) o mínimo que se deve recompensar um funcionário é o estipulado pelo Governo.
RECOMPENSAS
As recompensas organizacionais podem ser: financeiras e não-financeiras.
As financeiras podem ser classificadas como diretas e
indiretas.
As diretas são: salários e comissões.
São Indiretas: férias, gratificações, quinquênio, 13°