SISTEMA DE PREVID NCIA COMPLEMENTAR
DECIFRANDO ALGUNS CONCEITOS ATUARIAIS
AVALIAÇÃO ATUARIAL – é o estudo técnico com base em dados cadastrais dos participantes ativos e assistidos e seus beneficiários. É desenvolvido por um atuário, pelo menos uma vez por ano com o objetivo de dimensionar os compromissos futuros da entidade e quanto os participantes e patrocinadores devem contribuir para o plano de benefícios.
ATUÁRIO – é o profissional que faz os cálculos de um plano privado de saúde, de previdência ou algum tipo de seguro. Em previdência ele é responsável por desenhar planos apresentados através de Notas Técnicas Atuariais, elaborar avaliação atuarial e projetar o custeio.
META ATUARIAL – é a rentabilidade necessária para manter o equilíbrio entre a arrecadação e os compromissos atuais e futuros.
CUSTO DO PLANO – é o “preço dos benefícios” que o Plano oferece, ou seja, o custo do Plano indica os recursos necessários que devem ser arrecadados para o pagamento futuro dos benefícios de aposentadoria, invalidez, pensão, auxílios, pecúlio, inclusive as despesas administrativas. CUSTEIO DO PLANO O Plano de Custeio, normalmente, é fixado anualmente e fixa contribuições capazes de fazer frente aos pagamentos dos benefícios na aposentadoria. O custeio também prevê o recolhimento de contribuições para pagar as despesas administrativas do Plano de Benefícios.
PARÂMETROS OU PREMISSAS ATUARIAIS também conhecidas como hipóteses atuariais, informações estatísticas sobre os participantes de um fundo de pensão, que determinam as características da massa de participantes e da empresa, os objetivos pretendidos e os benefícios a conceder. Com base nas premissas são calculadas as aposentadorias e os recursos financeiros necessárias à cobertura dos benefícios futuros. As hipóteses usadas são: DEMOGRÁFICAS