Gavimetria
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
RELATÓRIO CIENTÍFICO
DETERMINAÇÃO DE SULFATO E UMA MISTURA SALINA SOLÚVEL
QUÍMICA LICENCIATURA 4º SEMESTRE
Rafael Lobo Sáber Guimarães
Wellington Rodrigo de Lima Bento
Campo Grande, 21 de Novembro de 2012.
1. INTRODUÇÃO
A análise gravimétrica está baseada na medida direta ou indireta da massa de um ou mais constituinte de uma amostra. Por medida indireta deve-se entender converter determinada espécie química em uma forma separável do meio em que esta se encontra, para então ser recolhida e, através de cálculos estequiométricos, determinada a quantidade real de determinado elemento ou composto químico, constituinte da amostra inicial. A separação do constituinte pode ser efetuada por meios diversos: precipitação química, eletrodeposição, volatilização ou extração. Os procedimentos gravimétricos tradicionais são essencialmente manuais e muito trabalhosos. Apesar disso, essa técnica continua sendo muito utilizada, pois apresenta uma séria de vantagens:
01) É um procedimento extremamente preciso quando são utilizados balanças analíticas de precisão;
02) É fácil de identificar possíveis fontes de erro porque os filtrados podem ser testados para avaliar o término da precipitação e os precipitados podem ser analisados quanto a presença de impurezas;
03) É um método absoluto, isto é, envolve uma medida direta, sem necessidade de calibração;
A gravimétrica é um método que envolve amostras relativamente grandes em comparação com outros procedimentos analíticos quantitativos. Nesse tipo de procedimento é possível alcançar resultados com margem de 0,3% a 0,5%. Os métodos gravimétricos são aplicados em duas áreas principais:
01) A analise de padrões, para uso no teste e calibração de técnicas instrumentais;
02) Analises de alta precisão. Entretanto, o tempo necessário para execução desse procedimento limita esta aplicação a um numero pequeno de determinações.
Além disso, os procedimentos de gravimétrica