Quimica analitica
A análise gravimétrica está baseada na medida direta ou indireta da massa de um ou mais constituinte de uma amostra. Por medida indireta deve-se entender converter determinada espécie química em uma forma separável do meio em que esta se encontra, para então ser recolhida e, através de cálculos estequiométricos, determinada a quantidade real de determinado elemento ou composto químico, constituinte da amostra inicial. A separação do constituinte pode ser efetuada por meios diversos: precipitação química, eletrodeposição, volatilização ou extração.
Os procedimentos gravimétricos tradicionais são essencialmente manuais e muito trabalhosos. Apesar disso, essa técnica continua sendo muito utilizada.
Objectivos
* Conhecer as etapas e tipos de metódo gravimétrico; * Diferenciar o metódo gravimetrico por precipitação com o metódo gravimetrico por volatilização; * Identificar as etapas que compõem o metódo gravimétrico; * Selecionar o melhor metódo para uma analise.
Conceito
2.0 Gravimetria
É qualquer método de análise que utiliza uma massa ou uma variação na massa como sinal analítico. A base da análise gavimétrica é a pesagem de uma substância obtida de uma solução, ou volatilizada e subsequentemente absorvida. Existem muitos métodos de precipitação de metais e compostos. Em sequência das necessidades do monitoramento ambiental, observa-se o desenvolvimento crescente de procedimentos e instrumentos para análises de gases e vapores.
Muitos desses métodos, entretanto, baseiam-se na cromatografia e não na absorção e pesagem tradicional.
É essencial que, no método escolhido, a forma do precipitado do elemento ou íão a ser determinado seja muito pouco solúvel e que não ocorram perdas apreciáveis durante a separação por filtração e pesagem do precipitado.
Na gravimetria Existem, pelo menos, duas maneiras de usar a massa como sinal analítico:
1) Determinação direta da massa do analito ou do composto que contém o analito;
2)