Affa
2. Clima Organizacional
Para entender melhor o assunto é importante definir seu conceito. Segundo Chiavenato apud Vieira (2004).
O clima organizacional reflete o modo como as pessoas interagem umas com as outras, com os clientes e fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que as cerca. O clima organizacional pode ser agradável, receptivo, caloroso e envolvente, em um extremo, ou desagradável, agressivo, frio e alienante em outro extremo.
Já Bergamini e Coda apud Vieira(2004), conceituam Clima Organizacional como sendo nada mais que um indicador de satisfação (ou de insatisfação) apresentado pelos funcionários no trabalho. Para Bennis apud Oliveira & Campello (2008), “clima significa um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira pela qual as pessoas se relacionam umas com as outras, tais como sinceridade, padrões de autoridade, relações sociais, etc." De acordo com Oliveira & Campello (2008):
O clima é em geral influenciado pela cultura da organização, embora alguns fatores como políticas organizacionais, formas de gerenciamento, lideranças formais e informais, atuação da concorrência e influências governamentais também possam alterá-lo.
Portanto, percebe-se que trata-se de um tema muito abrangente e complexo mas que é de fundamental importância no dia a dia das empresas, haja visto que o sucesso das mesmas será diretamente proporcional ao nível de satisfação de seus funcionários.
2.1. O Fator Humano nas Organizações (FALAR MAIS)
De acordo com Chiavenato apud Vieira (2004), “o fator humano tem sido o responsável pela excelência de organizações bem-sucedidas; por isso a importância do fator humano em plena era da informação. O grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas, é obtido por intermédio das pessoas que nelas trabalham”. Para alcançar tal