Ligantes asfálticos de petróleo
LIGANTES ASFÁLTICOS DE PETRÓLEO
2011
LIGANTES ASFÁLTICOS DE PETRÓLEO
Trabalho apresentado à disciplina Construção de Estradas da , como requisito parcial para conclusão da disciplina.
Professor:
2011
1. Introdução
O asfalto é um dos mais antigos e versáteis materiais de construção utilizados pelo homem, sendo o uso em pavimentação uma das mais importantes e antigas aplicações. Na maioria dos países, a pavimentação asfáltica é a principal forma de revestimento das estradas, sendo utilizado no Brasil em cerca de 95% das estradas pavimentadas.
Há várias razões para o uso intensivo do asfalto em pavimentação, sendo as principais: é aglutinante, impermeabilizante, durável à ação da maioria dos ácidos, álcalis e dos sais, pode ser utilizado com diversos materiais minerais diferentes onde eventualmente usam-se aditivos para ajuste eletroquímico, e pode ser aplicado aquecido ou emulsionado, de acordo com o tipo revestimento a ser confeccionado.
As pavimentações asfálticas pioneiras datam de 1802 na França, 1838 nos EUA e 1869 na Inglaterra, com o uso de asfaltos naturais provenientes de ocorrências petrolíferas. Em 1909 começou-se a ser obtido a partir do refino do petróleo, sendo de melhor qualidade que os asfaltos naturais, por causa da sua pureza.
2. Tipos
Cerca de 90% dos asfaltos fabricados no Brasil são utilizados para pavimentação, sendo uma pequena fatia para aplicações industriais.
Os asfaltos fabricados para pavimentação são classificados como:
• Cimentos Asfálticos
• Asfaltos Diluídos
• Emulsões Asfálticas
• Asfaltos Modificados
2.1. Cimento Asfáltico
Os cimentos