Artigo - análise histórica e historiográfica da revolução francesa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
ALUNOS: GUILHERME, KEYLLER E LUCIANA
ANÁLISE HISTÓRICA E HISTORIOGRÁFICA DA REVOLUÇÃO FRANCESA
(MS. THIAGO GROH)
Uberaba, novembro de 2012
MODERNA II
Questão do trabalho:
A Revolução Francesa tornou-se um marco para a história e historiografia, na medida em que esse evento pontua o fim de uma era: a Idade Moderna. Partindo dos textos debatidos em sala de aula, faça uma análise historiográfica da Rev. Francesa, dialogando com as revoluções e o período que se antecede ao momento do levante em Paris.
"qualquer e todas as instâncias em que um estado ou um regime político é deposto e, assim, transformado por um movimento social de forma irregular, extraconstitutional e/ou violentos”. Revoluções implicam não apenas em mobilização de massa e mudança de regime, mas também mais ou menos rápida e fundamentais mudanças sociais, econômicas e culturais, durante ou logo após a luta pelo poder do Estado."
(Jeff Goodwin) Revoluções: qual o sentido delas? Segundo historiadores marxistas elas procuram a mudança de conscientização e desenvolve o sentido dos movimentos; e, a partir do século XVII, este sentido passa a ser estudado e aprofundado. Nos séculos XVI e XVIII isto ocorre à consolidação de um mundo que busca a ordem, estas revoluções apresentam a quebra da ordem, período de reorganização social e disputa de interesses e poderes. Segundo Hobsbawm a