Gavimetria
A gravimetria é um método de análise quantitativa em que a quantidade de substância presente na amostra é determinada pela medida de massa. Uma das formas de se fazer esta análise é através da precipitação, filtração e pesagem de um composto. A precipitação ocorre quando são misturadas soluções aquosas de dois eletrólitos diferentes, levando à formação de um sólido insolúvel. O sólido formado recebe o nome de precipitado.¹
O precipitado pode ser separado da mistura de reação por meio de filtração. Esta, por sua vez, pode ser realizada por dois métodos: por sucção, onde uma trompa d’água ou uma bomba de vácuo diminui a pressão interior e faz com que esta se torne menor que a externa para aumentar a velocidade da filtração, ou por gravidade, em que a ação da gravidade provoca o escoamento da fase líquida através do papel filtro.²
Para a obtenção de uma substância com maior grau de pureza, o sólido recolhido no papel de filtro pode ser submetido aos processos de lavagem e secagem. A lavagem remove a água mãe e as impurezas solúveis e não voláteis na temperatura de secagem. A secagem em baixas temperaturas é feita na estufa e em altas temperaturas, na mufla.
Ao final destas etapas, espera-se obter-se uma substância o mais pura possível para que, através de sua pesagem, seja obtida a massa do produto sólido. A razão entre a massa obtida no experimento e a massa teórica, encontrada através de cálculos estequiométricos, fornece o rendimento da reação, como mostrado na Equação 1.³ Rendimento Percentual= (Rendimento Real)/(Rendimento Teórico) x 100% (1)
O objetivo deste experimento é encontrar o rendimento do precipitado formado na reação, a partir de massa obtida experimentalmente e daquela obtida por meio de cálculos estequiométricos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1) ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Tradução de Ricardo Bicca de Alencastro. 5ª ed.