Gastronomy Molecular
A expressão "gastronomia molecular" foi criada em 1988, pelo físico húngaro Nicholas Kurti, da Universidade de Oxford, e pelo químico francês Hervé This.
Há muitos ramos da ciência dos alimentos , os quais estudam diferentes aspectos de alimentos, tais como a segurança, a microbiologia, a preservação, química, engenharia, física e afins. Até o advento da gastronomia molecular, não havia disciplina científica formal dedicado a estudar os processos na culinária regular, feito em casa ou em um restaurante. O referido foram principalmente preocupado com a produção de alimentos e industrial, enquanto as disciplinas podem se sobrepor uns com os outros em diferentes graus, são consideradas áreas distintas de investigação.
Embora existam muitos exemplos díspares da investigação científica da cozinha ao longo da história, a criação da disciplina de gastronomia molecular foi destinado a reunir o que já havia sido fragmentado e isolado para a investigação de processos químicos e físicos de cozinhar em uma disciplina organizada dentro ciência dos alimentos para abordar o que as outras disciplinas dentro da ciência de alimentos ou não cobrem, ou cobrir de maneira destinado a cientistas, em vez de cozinheiros. Estes meras investigações sobre o processo científico de cozinhar ter involuntariamente evoluiu para uma prática revolucionária que é agora de destaque no mundo da culinária de hoje.
O termo "Molecular e Física Gastronomia" foi cunhado em 1988 pelo físico húngaro Nicholas Kurti e físico-químico francês Hervé This . Em 1992, tornou-se o título de um conjunto de workshops realizados em Erice , Itália (originalmente intitulado "Ciência e Gastronomia") [ 5 ]