Gastronomia Nordestina
EQUIPE:
ARACAJU
2013
A região nordeste do Brasil é formada por nove estados, Maranhão (capital São Luís), Piauí (capital Teresina), Ceará (capital Fortaleza), Rio Grande do Norte (capital Natal), Paraíba (capital João Pessoa), Pernambuco (capital Recife), Alagoas(capital Maceió), Sergipe (capital Aracaju), e Bahia (capital Salvador).
No interior do nordeste há uma região chamada de sertão de extrema seca, é um lugar de difícil convívio. Estende-se por grande parte de Alagoas, Bahia, do estado de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Sergipe, do Piauí e por todo o Ceará. Além disso, atinge a Mesorregião Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha no estado de Minas Gerais. Esta região se encontra numa área conhecida como polígono das secas onde não se pode plantar de tudo por causa do solo
A palavra Sertão originou-se durante a colonização do Brasil pelos portugueses. Ao saírem do litoral brasileiro e se interiorizarem, perceberam uma grande diferença climática nessa região semi-árida. Por isso a chamavam de "desertão", ocasionado pelo clima quente e seco. Logo, essa denominação foi sendo entendida como "de sertão", ficando apenas a palavra Sertão.
Apesar de ser uma região de extrema seca a população é relativamente alta, com cerca de 54 milhões de habitantes, justamente pela seca a vivencia neste local é precária, com altos índice de analfabetismo e mortalidade infantil.
Com vegetação caatinga e clima semi-árido, ela se encontra numa área conhecida como polígono das secas, onde não se pode plantar de tudo por causa do solo e nem qualquer tipo de animal. Há algumas plantas típicas da caatinga: Mandacaru (só é usada na alimentação de animais e depois que seus espinhos são queimados.), planta muito resistente a seca; a palma (pode ser usada na alimentação de gado ou humana), também usado como corante natural. É da família das Cactácea forrageira; os cactos; caroá;