GASTRONOMIA DA ILHA DA MADEIRA
Introdução
Neste trabalho irei falar essencialmente sobre a gastronomia Madeirense, irei abordar também um pouco da sua história. No que diz respeito à culinária Madeirense irei focar a sua história, de alguns produtos característicos, falarei também de quais os pratos tradicionais, como o milho frito, os bifes de Atum e do Famoso Bolo do Caco, e a qual forma de os confecionar e as respetivas fichas técnica.
Gastronomia Madeirense
Conhecida como a “Pérola do Atlântico”, a Ilha da Madeira garante aos turistas umas feiras maravilhosas, devidos as belas paisagens, ao clima ameno, a tranquilidade da ilha e as coloridas tradições. Mas a maior causa é sem dúvida a deliciosa gastronomia, é um dos trunfos a não esquecer. A alimentação da ilha baseia-se nos costumes rurais, e em gral, quando mais próxima se encontra dos métodos de confeção tradicional mais saborosa ela fica.
Aperitivos: Os aperitivos são um ponto forte, posso falar sobre o Bolo do Caco, é um espécie de pães de trigo servidos quentes com manteiga de alho e salsa, (estão presentes em todos as ementas dos restaurantes da ilha). As lapas, são apreciadas pelos locais, são temperadas com muitos alhos, são servidas acabadas de grelhar numa frigideira acompanhadas com rodelas de limão.
Sopas: Se os turistas apreciam sopa, não podem deixar de provar a deliciosa sopa de tomate e cebola, é enriquecida com um ovo escalfado. A Açorda é outra sopa muito típica da ilha, sendo preparada com grandes pedaços de pão, alho, azeite, segurelha e agua bem quente, não esqueço do indispensável ovo escalfado. São sopas maravilhosas que os turistas fazem de um bom pitéu depois de uma longa caminhada.
Carne: Para os apreciadores de carne, a diversidade está assegurada. Existem diversos pratos tradicionais mas os mais famosos da Madeira são – a tradicional espetada, a carne de vinho e alho, o Picado e os deliciosos grelhados (como carne de galinha, costeletas de porco e bifes).
Peixes: os