Doçaria da madeira
[pic]
Índice
Introdução _____________________________________________________3
Gastronomia madeirense _________________________________________4
Doçaria Madeirense _____________________________________________5
Contextualização das receitas _____________________________________6
Considerações finais _____________________________________________7
Fichas técnicas _____________________________________________8 a 10
Requisição ____________________________________________________11
Bibliografia ____________________________________________________12
INTRODUÇÃO
A Região Autónoma da Madeira, é um arquipélago português dotado de autonomia política e administrativa, bastante turístico durante todo o ano, devido ao seu clima com temperaturas amenas tanto no Inverno como no Verão e também famoso pelo seu espectacular fogo-de-artifício no Ano Novo, assim como pelo seu vinho licoroso característico e conhecido mundialmente por Vinho da Madeira, pelas suas flores e pelas suas paisagens com montanhas abruptas, vales verdejantes e floridos, o panorama do mar e das escarpas do litoral.
A ilha da madeira, foi descoberta em 1419, por Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco, que apelidou a ilha com o nome “Madeira” devido à abundância desta matéria-prima.
O arquipélago da Madeira é formado, pelas Ilha da Madeira, Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens, sendo apenas as ilhas da Madeira e Porto Santo, habitadas, as restantes ilhas constituem reservas naturais.
[pic]
GASTRONOMINA MADEIRENSE
É possível apreciar as iguarias madeirenses em quase todas as localidades da região.
Algumas das especialidades gastronómicas mais apreciadas e conhecidas são o famoso bolo do caco, a espetada regional (em pau de louro), o peixe-espada preto, a carne de vinho e alhos, o bife de