Gastrite
Infecção aguda por Helicobacter pylori se não tratada corretamente evolui para gastrite crônica. (CORREIA, Carolina et al. 2009)
Mais de 50% da população mundial tem gastrite crônica causada pelo Helicobacter pylori. Esta gastrite crônica causada pelo H. pylori, raras vezes é causa de sintomas ou justifica tratamento. Só nos últimos 20 anos (depois da descoberta do Helicobacter pylori) compreendemos melhor porque é que a maior parte da humanidade tem gastrite crónica e que a gastrite crônica é geralmente assintomática. Ainda hoje, com frequência, as pessoas atribuem as queixas do estômago à sua gastrite. Era assim que se pensava há 30 anos, mas hoje sabemos que isso não é verdade. (Carvalheira,Carlos, 2008 )
Observações recentes em crianças mostram que no Brasil, em populações de baixa renda, mais que 20% das crianças adquiriram a infecção antes dos dois anos de idade. Mais de 95% dos indivíduos infectados pela bactéria desenvolvem gastrite crônica ativa, que caminha, através de uma progressão lenta e gradual, para uma gastrite crônica com graus variáveis de atrofia e metaplasia intestinal, consideradas fatores de risco para o câncer gástrico. Em vista deste dado e do reconhecimento do papel do H. pylori na