Gastrite
19 de abril de 2011 Doenças, Prevenção de Doenças
Share on emailShare on google_plusone_shareShare on linkedinShare on orkutShare on liveShare on qrfinShare on printfriendlyMore Sharing Services16
A gastrite é uma doença inflamatória que acomete a mucosa gástrica, esta se desenvolve como uma resposta normal do organismo quando existe algum tipo de agressão a sua integridade. Esta agressão pode se dar através de um processo agudo ou crônico, cujos agentes causais, sintomas e tratamentos podem também variar, assim podemos classificar diversos tipos de gastrites.
COMO SE DESENVOLVE?
Gastrite aguda
Gastrites agudas permitem uma abordagem mais simplificada, por serem de aparecimento súbito, evolução rápida e facilmente associadas a um agente causador.
Medicamentos, infecções e estresse físico ou psíquico podem levar à uma gastrite aguda.
Ácido acetil-salicílico (aspirina, AAS), antiinflamatórios não esteróides, corticóides, bebidas alcoólicas e a ingestão acidental ou suicida de certas substâncias corrosivas são exemplos de agentes agressores. Alimentos contaminados por germes, como bactérias, vírus, ou por suas toxinas são causa freqüente de inflamação aguda do estômago, como parte de uma infecção, genericamente conhecida como gastroenterite aguda. Situação bastante conhecida é a hemorragia digestiva superior aguda, com vômitos e evacuações com sangue. A hemorragia digestiva pode ocorrer como complicação de situações graves como o estresse pela longa permanência dos doentes em UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), em períodos pós-operatórios, em pacientes com queimaduras em extensas áreas do corpo, em politraumatizados ou em pacientes com infecção generalizada (chamada de septicemia).
Gastrite crônica
Em relação à gastrite crônica, também, existe muita confusão, principalmente no que se refere aos sintomas e à relação com os agentes causadores.
Sabe-se que a